WORD: Não confie no corretor ortográfico

Word: Menino levantando duas placas acima da cabeça com sinal de "Correto" e "Incorreto".
WORD: NÃO CONFIE NO CORRETOR ORTOGRÁFICO

Que o Microsoft Word é um dos processadores de texto mais usados ​​no mundo, todos já sabemos. Ele é fácil de aprender, oferece muitas possibilidades aos usuários, tanto em termos de escrita quanto de layout.

Mas, apesar de sua liderança, este software está longe de ser perfeito. Ele ainda tem um grande problema que até hoje a Microsoft não conseguiu resolver: seu corretor ortográfico. Integrado diretamente na base do programa, destaca erros de ortografia em vermelho e erros de concordância e conjugação em verde.

Contudo, o corretor ortográfico nem sempre é atualizado. Alguns erros persistem há anos, enquanto palavras escritas corretamente são relatadas como erros. Muitos mal-entendidos, portanto, podem levar os usuários a cometer ainda mais erros do que teriam feito sem a ferramenta.

Não acredita em mim? Bem, veja algumas razões abaixo para não confiar no corretor ortográfico: você não ficará desapontado!

Word: qualquer palavra existente está correta

O primeiro problema do corretor ortográfico do Microsoft Word é sua incapacidade de distinguir duas palavras semelhantes. Como resultado, confundindo uma com a outra, ele pode permitir que erros ocorram sem que o usuário perceba.

Word: Contexto não tratado pelo corretor

A segunda preocupação do corretor ortográfico deste processador de texto é que ele não leva em consideração o contexto da sentença. O contexto é essencial para ortografia e gramática.

Uma palavra pode ser considerada falsa em um contexto e completamente correta em outro. Portanto, esse elemento não deve ser dissociado do próprio corretor.

Word: Dicionário obsoleto

O terceiro, último e talvez o principal problema que pode ser observado nesse corretor ortográfico é a obsolescência de seu dicionário. De fato, muitas palavras não são reconhecidas pelo software, mesmo que existam. Estes podem ser nomes próprios, mas também e especialmente nomes comuns inseridos no dicionário há algum tempo.

Parte do menu "Revisão" do Microsoft Word onde está localizado o corretor ortográfico
WORD: NÃO CONFIE NO CORRETOR ORTOGRÁFICO

Alternativa ao corretor ortográfico do Microsoft Word

Como você pode ver, o processamento de texto da Microsoft não inclui um corretor ortográfico de alto desempenho. Portanto, se você deseja melhorar a ortografia, gramática e conjugação, a melhor opção é contratar uma empresa especializada em revisão de textos para não haver erros.

Entre em contato conosco e receba um orçamento gratuito.