Erros de digitação: Por que é tão difícil detectá-los

Duas mãos digitando num teclado e um quadro com a palavra "digitação" escrita no lado esquerdo.
Por que é tão difícil detectar seus próprios erros de digitação?

Depois de passar uma noite inteira pesquisando e digitando loucamente, você finalmente conclui seu artigo. Parece muito bom – uma verdadeira obra-prima pessoal. Usou citações de Shakespeare e Robert Frost e o artigo está o mais próximo possível da perfeição que poderia imaginar. Após a revisão do artigo, escreve um e-mail, anexa o arquivo, pressiona o botão Enviar e o Voila! É publicado no jornal da escola.

Agora, basta sentar e aguardar os aplausos de seus adorados colegas de classe. Sabe que eles serão surpreendidos por seu senso de humor e prosa perspicaz. Já pode, inclusive, ouvir os elogios chovendo por suas palavras;

Infelizmente, é muito provável que não será nada disso. A primeira coisa que eles vão notar é todos os erros que você fez, “Para entender a felicidade, você premiero necessidade de saber qaul dor é do tipo”. PremieroQaul? Eu quero dizer PRIMEIRO e QUAL! De onde vieram todos esses erros? Você leu e citou Shakespeare… como ainda pode ser burro o suficiente para escrever errado “primeiro” e “qual”?!

Acontece que você não está sozinho. As pessoas geralmente acham difícil entender seus próprios erros de digitação, mas não porque são estúpidas. A razão pela qual não conseguem identificar seus próprios erros é, na verdade, porque são muito inteligentes Ufa! Não é de admirar que eu cometa tantos erros de digitação.

Por que cometemos erros de digitação?

Quando escrevemos algo, estamos tentando o nosso melhor para transmitir significado. Essa é uma tarefa de alto nível; portanto, nosso cérebro se concentra mais no que queremos transmitir através da escrita do que na própria escrita. Sendo assim, ao escrever, o cérebro dá mais importância ao colocar ideias complexas no papel combinando frases que acaba concentrando menos atenção na tarefa de transformar letras em palavras e palavras em frases. Essa supervisão do cérebro, às vezes, pode levar a erros.

Esse processo no qual o cérebro dá mais importância às tarefas de alto nível e analisa amplamente outras tarefas envolvidas no processo é chamado de generalização.

Por que não conseguimos identificar nossos próprios erros de digitação?

Nosso cérebro não funciona como um computador (embora certamente se assemelhe a um), que detecta todos os detalhes e reconhece erros imediatamente. Em vez disso, nosso cérebro capta informações sensoriais e as combina com o que esperamos. Isso nos ajuda a chegar a significados mais rapidamente enquanto lê o trabalho de outras pessoas, usando menos poder cerebral.

Escrever é uma maneira básica de se comunicar, portanto, quando lemos o que está escrito, não estamos olhando para a própria escrita, mas para o significado do que está escrito.

Duas mãos digitando num teclado de cor branca.
Por que é tão difícil detectar seus próprios erros de digitação?

Quando revisamos nosso próprio trabalho

Agora, quando se está revisando a própria escrita é literalmente uma briga entre seu cérebro e seus olhos. Seu cérebro já sabe o que você deseja transmitir através das palavras, por isso esperamos que o significado esteja lá. A razão pela qual você luta para identificar seus próprios erros é porque o que está vendo no computador está competindo com a versão formulada em sua cabeça.

Ao ler seu próprio trabalho já sabe o que está tentando dizer. Então, enquanto pensa que seus olhos estão procurando obedientemente por erros, seu cérebro está realmente navegando até o destino esperado, o que pode resultar na falha de capturar seus próprios erros de digitação.

Quando outras pessoas revisam seu trabalho

Quando alguém está revisando seu trabalho, ele está lendo pela primeira vez. Seus cérebros, portanto, prestam mais atenção ao que está escrito, pois não têm nenhuma noção preconcebida em suas cabeças sobre o que está escrito ou que argumento está sendo feito. Assim, outras pessoas têm uma chance muito maior de entender seus erros de digitação, pois estão lendo pela primeira vez e seus cérebros prestam mais atenção ao que realmente foi escrito, em vez de antecipar o ponto final.

Por isso, é sempre melhor alguém revisar seu trabalho, pois elas têm uma chance muito maior de detectar erros do que você.

Modelo Revisões

É neste momento que nós, da Modelo Revisões, entramos. Nossas equipes de profissionais estão sempre preparadas para revisar qualquer tipo de trabalho desde os mais simples até os mais elaborados.

Entre em contato conosco e receba um orçamento completo para revisão do seu trabalho.