Como fazer uma tese de doutorado?

Seja para uma tese de doutorado, seja para um pré-projeto de pesquisa de iniciação científica em curso de graduação, seja inda uma obra literária, a seleção e a organização do material

bibliográfico consultado ou a ser pesquisado é de suma importância para a qualidade do texto final. O material deve ser organizado de forma que possa ser facilmente consultado em cada etapa da pesquisa, preparando-se desde o início as referências bibliográficas de cada obra consultada e que será citada no texto. Em cada etapa da pesquisa, deve ser produzido o texto que irá compor as seções do trabalho final, porém, é preciso destacar que, muitas vezes, somente ao final da pesquisa, haverá informações suficientes e a perspectiva clara para produção de algumas seções como a introdução, por exemplo, que, apesar de ocupar a primeira seção do texto, normalmente é a última a ser escrita.

 

Nos principais gêneros textuais acadêmicos, por exemplo, há um conjunto de informações que sempre deve estar presente, como: introdução, que é a primeira seção da parte textual, em que se inserem um preâmbulo e as informações preliminares da pesquisa realizada, como a justificativa, os objetivos e a metodologia; em seguida, o referencial teórico, com a revisão bibliográfica, que pode ser colocado na segunda seção; a descrição dos procedimentos de coleta de dados e metodologia pode ser detalhada na terceira seção; a apresentação dos resultados obtidos pode ocupar a quarta seção; a análise dos dados vem na sequência, na quinta seção, por exemplo; e, por fim, a última seção deve ser destinada às considerações finais sobre o que pôde ser observado a partir da aplicação dos métodos estabelecidos e análise dos dados. A lista de referências vem em uma seção pós-textual, logo depois das considerações finais. Por último, vêm os anexos e os apêndices.

 

As seções principais, ou seja, da introdução até as considerações finais, podem ser divididas em subseções. As seções são divididas em primárias, secundárias, terciárias, quaternárias e quinarias, de acordo com a necessidade do texto, e conforme normas específicas de formatação.

 

Para consulta bibliográfica e levantamento de um aporte teórico-metodológico adequado, é preciso definir e conhecer sua linha de pesquisa. A linha de pesquisa é definida pelos professores de seu curso ou programa de ensino. Em um mesmo programa de mestrado, por exemplo, pode haver diferentes áreas de pesquisa com diferentes linhas de pensamento em cada área.

 

Ao definir sua linha de pesquisa, conheça os trabalhos publicados nessa mesma linha. Faça a leitura, selecionando aqueles que podem ser citados em seu texto, a fim de embasar os procedimentos a serem adotados. A metodologia pode ser uma composição de procedimentos retirados de pesquisas semelhantes já realizadas que são combinados a fim de atender aos objetivos de sua pesquisa. Para isso, todas as fontes devem ser citadas e referenciadas.

 

Ao selecionar uma citação, reúna as informações completas sobre a fonte, como nomes dos autores, título da obra, local de publicação, editora, ano de publicação, ou informações adicionais em casos de periódicos, arquivos on-line, etc., para produção da lista de referências, que é indispensável, pois uma citação sem referência não poderá ser usada, haja vista que seria considerada plágio, o que é um crime.

 

A fim de organizar melhor o seu trabalho, encontre um modelo disponibilizado pela sua instituição de ensino, ou indicado pelo seu orientador, e vá preenchendo as seções aos poucos. Faça as capas, vá completando as listas de figuras e tabelas, preencha a lista de referências com as informações completas de cada uma das fontes citadas. Relacione as citações que tratem dos mesmos assuntos, a fim de realizar uma análise e um diálogo entre teorias e metodologias. Encontrando alguma informação que será importante para etapas futuras, registre a mesma na seção à qual ela se destina, a fim de não perder uma ideia ou um conteúdo que pode ser relevante. Em seu texto, não faça comentários ou lembretes nas páginas, pois isso altera a formatação e pode passar despercebido, permanecendo no texto indevidamente, para isso, utilize balões que é um recurso encontrado na barra de menu de programas de texto.

 

Diferentes tipos de pesquisas exigem diferentes procedimentos. De acordo com Lakatos e Marconi (2010 ), as pesquisas acadêmicas podem ser exploratórias, descritivas ou explicativas, e cada tipo de pesquisa demanda diferentes procedimentos.

 

Conforme Gonçalves (2014),  uma pesquisa exploratória tem como resultados as descobertas, a elucidação de fenômenos, através de evidências que podem ser explicadas e suas causas ou consequências esclarecidas.

 

Em pesquisas descritivas, o pesquisador busca registrar e descrever fenômenos ou dados, ou levantamentos estatísticos, ou de tendências, entre outros, porém, procedendo a uma análise que não se detenha a avaliações do conteúdo em si, mas em seus resultados, suas relações e suas implicações. Nesse tipo de pesquisa, é o comum o estudo de caso.

 

Quanto à pesquisa explicativa, Lakatos e Marconi (2010 ) esclarecem que, nesse caso, são necessários procedimentos de análises, sínteses, reflexão e teorização sobre ocorpus, ou objeto pesquisado, buscando-se explicar causas e implicações dos fenômenos estudados.

 

Em breve, discutiremos sobre análises qualitativas e quantitativas, bem como demais procedimentos metodológicos e elaboração de outras seções de seu trabalho. Falaremos também sobre a elaboração de outros gêneros textuais, como obras literárias, de romances e poéticas, relatórios, regimentos etc.

 

 

#ModeloRevisoes #RevisaoDeTexto #ProducaoDeTexto #Organizacao

@modelorevisoes

 

www.modelorevisoes.com.br

fb.com/modelorevisoes

 

 

 

[.1]Crie um link para a obra, se for possível.

Por exemplo:

https://www.saraiva.com.br/metodologia-cientifica-6-ed-2011-3700557.html?pac_id=123134&gclid=EAIaIQobChMIuJLi76fN1wIVjYCRCh3o_w5YEAQYAyABEgJl_vD_BwE

[.2]https://www.saraiva.com.br/manual-de-metodologia-da-pesquisa-cientifica-2-ed-2014-8315453.html?pac_id=123134&gclid=EAIaIQobChMIwYeznKjN1wIVishkCh0EKQw-EAkYAiABEgJDG_D_BwE

[.3]Crie um link para a obra, se for possível.

Por exemplo:

https://www.saraiva.com.br/metodologia-cientifica-6-ed-2011-3700557.html?pac_id=123134&gclid=EAIaIQobChMIuJLi76fN1wIVjYCRCh3o_w5YEAQYAyABEgJl_vD_BwE